Brrrrrrr…….

Nossa segunda viagem foi a Banff, no Canadá. Tenho uma prima que mora lá e fomos encontrar ela e o marido para (acreditem) esquiar. Nunca esquiei na minha vida. Nunca andei de patins, skate, nunca surfei, não faço trilhas, não escalo montanhas e não faço rafting. O esporte mais radical que eu pratico é andar de meia em chão encerado. E olhe lá!

ski

Mas todos estavam nessa vibe e eu não queria ser a desunida que ia ficar vagando sozinha pela cidade gelada enquanto o grupo brinca na neve. Lá fui eu. Comprei minhas roupas térmicas, coloquei casacos, luvas, gorros, calça de moletom na mala e rezei pra não quebrar nenhum osso longe de casa.

Chegando no Sunshine Village já deu pra sentir a potência do freezer. Se você nunca esteve em uma latitude correspondente à do Canadá durante o inverno, não sabe o que é sentir frio. Tudo dói, você não sente as mãos, o nariz escorre, o olho resseca e depois de um tempo você precisa exercitar os músculos da face para não perder a sensibilidade. O negócio é sério. Alugamos calça e casaco específicos para esquiar e capacete. Minha prima bem que avisou: compre luvas térmicas, óculos de esqui e uma balaclava. Mas os cariocas marrentos aqui acharam que não precisava. Precisava sim.

Nossas luvas até que são quentinhas, mas quando você esquia, você cai. E quando você cai, você cai na neve. E a neve, meus amigos, nada mais é do que água congelada em formato de lindos floquinhos. Se a luva não for térmica, ela fica úmida e aí, adeus dedinhos. Foi o que aconteceu comigo. No meio do dia, não conseguia mais fazer nada pois não sentia mais meus dedos, ou melhor, sentia e eles doíam loucamente. Sorte que a professora me arranjou um par de luvas emprestadas e eu pude continuar a aula. Os óculos e a balaclava só não fizeram muita falta para mim porque não estava ventando muito nem um sol forte, senão, seria bem difícil.

8e16678ca6285b264436af884ae5606fE o esqui? Bem, o que posso dizer? Foi menos terrível do que achei que seria. Não me entendam mal. Foi duro. É um esporte que exige muito fisicamente. Força nos braços, nas pernas, nos joelhos. Os pés ficam imobilizados numa botinha que você encaixa no esqui. E os esquis são compridos e super lisos. Se você precisar andar na horizontal ou subir, precisa virar os pés de modo a andar sobre a beirada dos esquis. Experimenta fazer isso sem mexer o tornozelo!

Mas no fim das contas, nossa professora era um amor de pessoa. Eu até que consegui rir da minha desgraça, dos meus quase tombos e da minha falta de coordenação para este tipo de atividade. Senti bastante dor nos joelhos e nas costas, desconforto e frio durante 4 horas, mas a lembrança que ficou foi de ter experimentado algo novo, de ter visto pessoas que amo felizes e de, vá lá, ter dado algumas boas risadas de mim mesm, o que sempre faz bem. 🙂

tumblr_n2kewn1nle1sayw9eo1_500

Além do mais, Banff é uma cidade super fofa e as Montanhas Rochosas fizeram a viagem valer a pena. Se tem uma coisa que o inverno no Canadá oferece de bom são paisagens deslumbrantes. Vale a visita e a experiência. Mas não esquece a balaclava!

166261_19785d204f869a8e8a16fd6a20305c4c_large
Lake Louise semi-congelado e as Rochosas ao fundo num cenário de fazer até esquecer o frio.
Um comentário sobre “Brrrrrrr…….

Deixe um comentário

